O que é Terapia Cognitivo Comportamental?
- V. Ziemniczak
- 22 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é um modelo de psicoterapia fundado pelo psiquiatra americano Aaron Beck na década de 60. Para Beck o indivíduo interage com o mundo através da visão (percepção) de si, dos outros e do futuro, ao qual chamou de “tríade cognitiva”.

A TCC é uma psicoterapia estruturada, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais com ênfase na modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
O tratamento está baseado na reestruturação cognitiva, na identificação das crenças e nas estratégias comportamentais. Se trata de uma abordagem colaborativa e psicoeducativa, na qual o terapeuta se dedica a desenvolver estratégias de aprendizagem para ensinar o paciente habilidades como:
monitorar os pensamentos automáticos;
reconhecer a relação entre cognições, emoções e comportamentos;
testar a validade dos pensamentos automáticos;
modificar pensamentos distorcidos para torná-los mais realistas;
identificar e alterar crenças que mantém os ciclos disfuncionais.
Assim, através da modificação no pensamento e no sistema de crenças do paciente é possível produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura.
A melhora do paciente ocorre quando ele começa a entender seu funcionamento, a reconhecer os pensamentos e comportamentos que retroalimentam suas crenças disfuncionais.
O processo de mudança se mantém quando o paciente aprende a ser resolutivo e a desenvolver um repertório de estratégias para aplicar em vários contextos da sua vida.
(Aaron Beck e Judith S. Beck)
Comments