Como lidar com os ataques de pânico
- V. Ziemniczak
- 9 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2022

As crises de pânico causam muito sofrimento, duram, normalmente entre 15 a 30 minutos e vêm acompanhadas de sensação de morte eminente, de "perda de controle" sobre a própria mente ("enlouquecimento") ou de que algo catastrófico está "prestes a acontecer".
Podem gerar preocupação persistente com possibilidade de sentir outras crises e evitação de lugares ou situações pelo receio de ter outra crise. O que acaba reforçando e mantendo o ciclo do pânico.
Para romper com esse ciclo tente utilizar as “afirmações anti-pânico” descritas abaixo.
1) Normalize sua ansiedade quando ela aparecer pensando:
Sentir ansiedade é normal. Todas as pessoas sentem ansiedade. Ansiedade é um sinal de que eu estou alerta. Ansiedade é uma reação biologicamente programada.
2) Desafie seus pensamentos negativos. Não lute contra seus pensamentos. Diga:
- Eu estou tendo um alarme falso. Eu nunca enlouqueci e nem tive um ataque cardíaco por causa da minha ansiedade. A meta de ter controle sobre meu sistema nervoso autônomo é irrealista. Os outros não conseguem ver aquilo que se passa dentro de mim.
3) Coloque o perigo de lado pensando:
Ansiedade é ativação fisiológica, não é perigosa. Essas sensações são desconfortáveis, não perigosas. A ansiedade é passageira. Eu já passei por isso antes e nada de mal me aconteceu.
4) Desenvolva a aceitação através da técnica de respiração.
Eu posso simplesmente observar minha ansiedade sem obedecer a ela. Posso aceitar que minha ativação fisiológica aumenta e diminuiu. Eu não preciso gostar da minha ansiedade para estar disposto a agir.
Faça cartões com esses 4 passos e carregue com você como uma estratégia de segurança para quando a ansiedade surgir você possa utilizá-los. Caso não consiga sozinho(a), um profissional da saúde mental poderá te ajudar a romper esse ciclo.
Estou a disposição caso queira romper com esse ciclo!
Comments