O que é transtorno do pânico
- V. Ziemniczak
- 2 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2022

O transtorno do pânico é a recorrência de sintomas intensos de ansiedade, que geram grande desconforto, e que podem acontecer de repente, em qualquer local ou situação.
Algumas sensações frequentes durante um ataque de pânico é a falta de ar, a aceleração dos batimentos, sensações de calor ou de frio, sufocamento, tontura, suor, náuseas e dores na região do peito.
Essas sensações geralmente vêm acompanhadas de algum medo em relação a esses sintomas, como: ter um ataque cardíaco, perder o controle, morrer ou enlouquecer.
Quando tentamos evitar entrar em contato com esses sintomas acabamos reforçando o ciclo do transtorno do pânico. É comum que as pessoas que têm ataques de pânico frequentes comecem a evitar alguns lugares e situações, ou apenas se sintam seguras se estiverem acompanhadas. Isso ocorre pelo medo de ter novos ataques de pânico e precisarem de ajuda.
A maneira como pensamos sobre uma situação, influencia diretamente a maneira como nos sentimos, nos comportamos e como nosso corpo responde por reações fisiológicas. Quando pensamos, nossa tendência é considerar o pensamento como verdade absoluta. Logo, o modo como pensamos acaba influenciando nos ataques de pânico.
Faça uma autoavaliação. Verifique como você possui tendencia ao direcionamento da atenção para as sensações, e que os pensamentos ou avaliações que costuma ter sobre elas são geralmente catastróficas. Você tende a antecipar os piores desfechos possíveis em relação ao desconforto que sente.
Como você pode perceber, existem aspectos nesse ciclo que merecem atenção, já que auxiliam na manutenção do transtorno. A evitação traz alivio imediato, esse comportamento reforça ainda mais o transtorno do pânico.
A terapia cognitivo comportamental é a abordagem mais indicada e comprovada cientificamente para o tratamento. Durante o tratamento com a TCC você irá aprender diversas estratégias que ajudarão a lidar com o transtorno do pânico.
Muitas pessoas, ao entrarem em contato com os sintomas do transtorno do pânico, acreditam que nunca mais irão conseguir ficar bem. O tratamento para o transtorno do pânico ocorre de maneira gradual, de acordo com os limites que você determinar. Aos poucos, você irá ganhando autoconfiança para permanecer em constante melhora, sentindo-se cada vez mais capaz. Pense em tudo que tem deixado de fazer por causa do transtorno de pânico!!
Que tal começar a interromper este ciclo e começar a viver uma nova história?
Comments